terça-feira, 4 de outubro de 2011

Perdas e luto


Hoje estive conversando um pouco nesta tarde sobre este tema que circula tão fortemente em nosso meio.

Quantos de nós nunca sofremos por um luto de um ente querido, um amigo, ou uma perda de algo muito importante como: uma amizade, um bem material, um relacionamento amoroso.

Diversas são as perdas que sofremos em nossas vidas. Porém, cabe a nós sabermos o que a bíblia diz sobre isso e qual deve ser a nossa resposta.

Quero tentar responder a alguns questionamentos e dúvidas comuns as pessoas:

1) O cristão tem direito ao sofrimento nas perdas e lutos.

Não devemos deixar com que o mito pregado "cristão não pode sofrer" seja pregado nas igrejas. Devemos entender que somos seres humanos e sofremos, e que este sofrimento faz parte de nossa humanidade, porém nunca podemos nos esquecer de que a nossa esperança não termina na morte (1 Tessalonicenses 4:13 a 18).

Devemos nos auto-permitir passar por um  processo de luto;


2) Como devo consolar alguém que está sofrendo?

Erroneamente algumas pessoas ensinam que consolamos as pessoas através de muitas palavras, porém encontramos o consolo mais correto no livro de Jó. Quando vemos a primeira reação dos amigos de Jó ao ficarem sete dias e sete noites simplesmente ao lado de Jó, sem proferirem palavra alguma (Jó 2: 11 a 13).

Na maioria das vezes as pessoas precisam mais de um abraço, da presença de alguém querido do que um discurso homilético.

Certa vez um pastor contou que em sua primeira experiencia em um culto fúnebre, preparou um sermão todo bem preparado e encorpado. Porém depois de proferir-lo, descobriu que teria sido mais útil poucas palavras demonstrando sua tristeza e a esperança em Cristo do que um sermão rebuscado.

3) Existe um tempo pré-estabelecido para a passagem do luto?

Cada pessoa responde de maneira diferente ao luto, as situações são diferentes. Mas sobre tudo seja paciente com a pessoa enlutada, ou se voce for o enlutado, tenha paciência consigo mesmo.

A bíblia nos afirma em Eclesiastes 3 , que há tempo para tudo.


4) Quais são as fases do luto?

Segundo Elisabeth Kubler-Ross em seu livro: "Sobre a morte e o morrer", existem cinco fases no processo de luto

1. Negação e isolação - a pessoa se isola dos que afirmam o luto e não aceita o que está ocorrendo ou irá ocorrer

2. Raiva - a pessoa se altera com as coisas devido ao luto

3. Negociação - a pessoa tenta negociar para ter o bem, a pessoa ou a vida de volta

4. Depressão - a pessoa entre em um nível alto de tristeza e melancolia, não tem mais vontade de sair de casa, de fazer suas atividades normais

5. Aceitação - esta é a etapa final onde a pessoa já aceita o luto.


Diante de todos estes desafios, concluo que todos passamos e passaremos pela perdas e pelo luto. Devemos ser humanos com as pessoas, apoiando-as e consolando-as. Porém, nunca devemos nos esquecer de nossa esperança que está em Jesus Cristo.


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)








* alguns trechos deste texto, foram extraídos do material do Pr Bruno Oliveira e da apostila de Autconhecimento do Pr Mark Downing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário

Bendiciones