sábado, 23 de abril de 2011

Filhos de Missionários



"Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas"
(Salmos 71:17)

Esta semana estudei sobre o comportamento e a educação de filhos de missionários.

A partir deste estudo gostaria de compartilhar com voces algumas percepções que tenho sobre o cuidado da igreja com os filhos de missionários.

Quando tinha 9 anos, meus pais se apresentaram como missionários de uma agencia missionária, durante este processo como filho de pais em um treinamento duro sem a devida supervisão do presidente da missão, tive inúmeras dificuldades de assimilação e conflitos sobre o cuidado de Deus para com a minha vida.

Após nossa saída da missão vejo um cuidado muito bom em que nosso pastor na época teve conosco e sou agradecido a Deus por isso, mas vejo que tive dificuldades sem ter chegado a sair do país.

E vejo hoje meninos e meninas, filhos de missionários que saem de seus países de origem como pequenos e são criados em outras culturas, com outra forma de ver o mundo e quando voltam aos seus países de origem não tem pessoas que sejam facilitadoras para que eles voltem a estar inseridos em suas culturas.

Após várias leituras e estudos gostaria de dar aqui algumas dicas para as igrejas que recebem as familias missionárias de volta a sua igreja e o cuidado especial que devem ter com os filhos dos missionários:

1) Crie contato com o filho do missionário, antes que ele volte ao seu país de origem;

2) Procure receber o filho do missionario e ter contato com ele, quando estiver no Brasil em férias escolares;

3) Ajude o filho de missionário no entendimento das mudanças de seu país e explique as diferenças de como era no passado e como esta agora;

4) Dê atenção ao filho de missionário, entenda que a cultura dele é uma mescla da de seus pais com a do pais aonde vivia;

5) Envie mensagens os encorajando;

6) Não se assuste se o filho do missionário não parecer gostar da cultura de seu país, pois muitas vezes de onde ele já perdou o hábito das diferenças de roupas, comportamento, comida, etc.

Por último, ore pelos filhos de missionários de sua igreja, pois eles necessitam de apoio em intercessão para que sejam diferença bo lugar onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário

Bendiciones