terça-feira, 26 de outubro de 2010

Disciplina Espiritual

Tenho meditado e me esforçado muito nas últimas semanas sobre disciplina e confesso que não está sendo fácil praticar-la.

Quando penso em disciplina tenho a idéia fixa em minha mente de um atleta que se dispõe a correr uma maratona até o final, pois foi disciplinado para terminar a prova em seu ritmo de corrida.

Mas a grande dificuldade de nossos dias é a tal da pós-modernidade que nos faz ser imediatistas e buscar o instantâneo. Queremos tudo para a mesma hora, se demora muito desistimos ou mudamos nosso foco.

Quem já não começou uma dieta que perdeu bastante peso na primeira semana e depois devido a queima mais lenta de gordura desistiu pela demora?

O problema é que não queremos pagar o preço das exigências para sermos  atletas espirituais como: persistencia; continuidade; força de vontade; objetividade e foco. Mas queremos correr uma maratona de uma hora para outra, sem antes ter começado a treinar correndo 1 km e subindo gradativamente.

As pessoas querem receber uma oração do pastor em um congresso, ou, um culto e sairem de lá santas ou próximas de Deus em um minuto. Assim como o corredor devemos começar devagar e gradativamente ir aumentando nosso tempo e intensidade com Deus

Tenho alguns amigos de infância que são músicos e noto a persistência deles desde cedo. Enquanto saíamos para nos divertir, eles estavam em casa praticando seus instrumentos musicais, eles tinham uma prioridade e pagaram o preço para isso.

Lendo o livro de 1 Timóteo em minha devocional, vejo um exemplo de um jovem que buscou a disciplina de Deus, que apesar de sua pouca idade ele é visto por Paulo como alguém maduro e disciplinado.

Se queremos ter disciplina espiritual esta mudança deve começar em nós, pedindo misericórdia a Deus e a ajuda do Espírito Santo.

Não tente começar a orar, jejuar e ler a bíblia por horas. Comece devagar lendo 1 capítulo ao dia, orando por dez minutos, jejuando uma vez a cada 15 dias ou por mês e já começará a notar a diferença nos hábitos e gradativamente poderá ir aumentando.

Não existe fórmula mágica,o que há é uma necessidade de busca diária e persistência, não deixe para amanhã o que pode começar hoje.

Um comentário:

  1. Tremendo Marcão, Glórias a Deus por sua vida e que a cada dia possamos treinar com o intuito de alcançar o alvo que é a vida de Jesus em nós

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário

Bendiciones