quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Choque Cultural





Segundo algumas definições Choque cultural, refere-se à ansiedade e sentimentos (de surpresa, desorientação, incerteza, confusão mental, etc) sentido quando as pessoas têm de operar dentro de uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social.

O choque cultural não é previlégio, apenas das pessoas que viajam a um outro país, mas também dentro de nosso próprio país, quando entramos dentro de outra cultura.

Ex: como se sairmos de São Paulo para ir ao interior do Matro Grosso do Sul ou uma região de imigrantes.

Mas o choque cultural é muito mais perceptível em outro país, para ajudar aqueles que passam ou já passaram, coloco abaixo o esquema do antropólogo Schumann as fases do choque e creio que isto lhe ajudará a estar melhor ou se prevenir:

1. fase da euforia ou estágio lua de mel: estado de excitação e entusiasmo pelas novidades oferecidas no novo país. Perspectiva do turista ou espectador; nesse momento as culturas – próprias e alheias- não são questionadas;


2. fase de estranhamento, choque cultural ou desilusão: começam a surgir os primeiros desconfortos, dificuldades de interação e conseqüente rejeição de alguns aspectos da cultura local, coloca-se a culpa na cultura estranha e glorifica sua própria cultura;

3. fase de mal-entendidos: quando os indivíduos começam a sentir-se mais confortáveis e, gradualmente, aceitam a nova cultura, passando a entender melhor o comportamento das pessoas. Sentem-se menos isolados, mais familiarizados com os costumes e condições, aprendem com a comunidade e progressivamente tornam-se capazes de manter a rotina diária apesar de alguns distúrbios; os eventuais conflitos são entendidos como resultado de mal-entendidos causados por diferenças culturais.

4. fase de entendimento: as novas regras de jogo são entendidas, aceitas, aprendidas e finalmente valorizadas; os indivíduos passam a gostar de cultura e suas rotinas.diárias tornam-se fáceis de conduzir. Os aspectos positivos da nova cultura são percebidos e nasce um sentimento de pertencer ao local.

Pra voce que esta passando por isso, não se esqueça é temporário, tenha força e siga em frente


 
Se gostou do post, comente e de sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário

Bendiciones